Acções do Documento

Banco de Projetos

Subir um nível
Arte, Letramento e Tecnologias: Recursos de Aprendizagem e Motivação no Ensino Fundamental
Autores: Andréa Holanda B. M. de Carvalho; Anna Christina Castro Corrêa Said; Beatriz V. C. de Menezes; Cleide França dos Santos; Glaudistonia Costa Soares-Silva; Graciela Alessandra Schuwartz / Resumo: O projeto visa promover o letramento, proporcionando condições para uma aprendizagem significativa e prazerosa no contexto escolar, tendo a arte como eixo norteador e mola propulsora para a construção de conhecimentos interdisciplinares, utilizando a informática como ferramenta. O projeto está embasado na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, no conceito de letramento de Magda Soares, na epistemologia genética de Jean Piaget, na concepção de educação de Paulo Freire, no continuum experencial de John Dewey, no sócio-interacionismo de Vigostky e, também, no construcionismo proposto por Seymour Papert, onde o sujeito aprende de acordo com a sua interação com o objeto e o meio, num determinado contexto histórico.
Contar Histórias: Socialização por meio da Arte-Educação
Autor: Ana Cristina Des Essarts Trinidad / Resumo: Esse trabalho busca transitar pelos caminhos da arte de contar histórias, mobilizando e sensibilizando os educandos para reverter as dificuldades existentes no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e produção textual na escola. Possibilita por meio de jogos teatrais, da Dança e das Artes Visuais, ações socializadoras, que despertam a afetividade nas relações grupais, bem como a descoberta de novos valores gerados por esta vivência, o que colabora para amenizar os problemas de relacionamento sócio-afetivo detectado no grupo.
HQTRÔNICA (História em Quadrinhos Eletrônica): resgatando a história e a identidade cultural
Autores: Adriana Furtado Cordeiro; Franciane Nery de Almeida; Nivardo Barros de M. Filho / Resumo: Fundamentado em uma proposta interdisciplinar e se apropriando de um novo conceito de linguagem e formato – a história em quadrinhos eletrônica -, viabilizado por uma nova mídia – a multimídia - o projeto HQtrônica: resgatando a história a identidade cultural, direciona-se aos alunos da rede pública e privada do ensino médio e fundamental, com o objetivo de desencadear situações de aprendizagem que permitam o resgate do conhecimento artístico, arquitetônico, histórico e cultural da cidade onde vivem.
Teatro de sombras e sua contribuição para a Educação Patrimonial
Autora: Marineide Câmara Silva / Resumo - Articula-se a reflexão entre a Arte-Educação e o estudo do Patrimônio Artístico e Cultural, rumo à identificação e vivência histórica. Propõe-se trabalhar o tema com alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries na transversalidade de forma interdisciplinar. Esse projeto visa contribuir, dessa maneira, na formação do corpo discente no que diz respeito à identificação, apropriação e sentimento de preservação do patrimônio cultural construído, como herança desses alunos bem como da população maranhense e de toda humanidade. Propõe-se a realização de atividades que visam socializar conhecimentos teóricos e práticos acerca do patrimônio cultural local, contribuindo para a sua valorização e preservação, bem como estimular produções artísticas relacionadas ao assunto.
São Sebastião: imagens de seu patrimônio histórico cultural
Autor: Paulo Viana de Sousa / Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “São Sebastião: imagens de seu patrimônio histórico cultural”, tem como principal objetivo investigar modos e meios de valorizar, estetizar e ressignificar a herança cultural e o Patrimônio Histórico cultural local, através da Arte fotográfica como forma de representar e reaproximar o educando deste acervo cultural. Após pesquisas, foi observado que os alunos tinham desconhecimento da sua própria história e da cidade em que residem, a partir de então teve inicio uma discussão conduzida a partir de informações coletadas no cotidiano escolar de quatro turmas do segundo segmento da EJA – Educação de Jovens e Adultos, no intuito de construir uma proposta para a aplicação da Arte num contexto interdisciplinar com a disciplina de História, amparada pelas tecnologias contemporâneas, valorizando desta forma os conhecimentos prévios e a auto-estima dos alunos envolvidos no projeto.
MOTIVANDO O LETRAMENTO POR MEIO DA ARTE E DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS
Autora: Andréa Holanda Borges Monteiro de Carvalho / Resumo: Por meio deste projeto pretende-se implantar uma proposta interdisciplinar na escola, cujo objetivo é promover o letramento, proporcionando condições para uma aprendizagem significativa e prazerosa no contexto escolar, tendo a arte como eixo norteador e mola propulsora para a construção de conhecimentos interdisciplinares, utilizando a informática como ferramenta. O projeto está embasado na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, no conceito de letramento de Magda Soares, na epistemologia genética de Jean Piaget, na concepção de educação de Paulo Freire, no continuum experencial de John Dewey, no sócio-interacionismo de Vigostky e, também, no construcionismo proposto por Seymour Papert, onde o sujeito aprende de acordo com a sua interação com o objeto e o meio, num determinado contexto histórico. Apresenta uma prática pedagógica que orienta o educando ao caminho da construção de novos conhecimentos através de diferentes gêneros de escrita e leitura de textos e de obras de arte, considerando seus conhecimentos prévios.

Grupo Arteduca