Acções do Documento

Biblioteca

Subir um nível
Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para o ensino da arte em rede
O termo Arteduca é um neologismo que resulta da junção dos termos arte e educação. A contribuição desta tese no campo da educação a distancia em arte e tecnologia está na apresentação da proposta metodológica resultante do planejamento e oferta do curso de especialização Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Denominamos, no texto da tese, essa nova modalidade de ensino e aprendizagem como Cibereducação em Arte. Os fundamentos metodológicos recorrem à teoria autopoiética de Humberto Maturana e Francisco Varela; aos princípios da transdisciplinaridade; à teoria da complexidade, apresentada por Edgar Morin; à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa e enriquecida por teorias estéticas aplicadas à interpretação da imagem; ao construcionismo sistematizado com base no método aplicado ao uso pedagógico da tecnologia computacional; à etnografia aplicada aos projetos de ensino e aprendizagem, fundamentada em teóricos do campo da Antropologia Cultural e em experiências desenvolvidas em parceria com Leda Guimarães, no contexto do Arteduca e da Licenciatura em Artes Visuais, do Programa Pró-licenciatura. A tese é prática-teórica e apresenta resultados consistentes do trabalho iniciado em 2003.
Saberes do Campo: formação de comunidades pesquisadoras na escola
Curso foi concebido com o objetivo de criar um grupo de estudos para a co-construção de um projeto-piloto que visa conhecer a identidade cultural das comunidades que abrigam as escolas do campo, por meio de pesquisas baseadas na aplicação de métodos e técnicas da etnografia no contexto escolar.
Cultura digital na escola
Apresenta os pressupostos e os resultados obtidos com a oferta do Programa Cutura digital na escola, oferecido pelo Arteduca, vinculado ao MidiaLab do IdA/UnB, sob o patrocínio do Programa de Extensão Universitária (ProExt). O programa visa promover a formação de professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, de todas as áreas de conhecimento, por meio de uma abordagem teórico-metodológica voltada para uma docência transdisciplinar, com ênfase no uso das tecnologias computacionais e comunicacionais, fundamentada na arte/educação em rede e na proposição de projetos de de investigação científica a serem desenvolvidos no contexto escolar. Com esse objetivo serão realizadas ações articuladas por meio de um curso de extensão semi presencial (híbrido) e de um ciclo de oficinas presenciais, oferecidos anualmente. Para visualizar o material produzido pelos estudantes na última edição do curso, clique no link abaixo.
Arteduca: proposta do curso - Dissertação de Mestrado
Educação em Arte: uma proposta de formação continuada dos professores de Artes Visuais por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação - Dissertação de mestrado de autoria de Sheila Maria Conde Rocha Campello, sob orientação de Suzete Venturelli, defendida em 2001, no PPGArtes/IdA/UnB.
Agenda do VII EPA - Encontro Presencial do Arteduca - 2014
O VII EPA - Encontro Presencial do Arteduca: uma abordagem transdisciplinar para a aprendizagem co-laborativa online será realizado no Auditório da Física - Prédio Multiuso II - UnB, entre os dias 16 e 20 de julho de 2014. / HORÁRIO: 9h - Credenciamento e entrega de material. / O CADERNO DE RESUMOS E AGENDA estão disponíveis no documento anexo.
Outros olhares: provocação à atividade curatorial
O projeto apresentado neste artigo objetiva construir a visão analítica da produção artística de Porto Velho, enfatizando o circuito artístico local com base em pesquisas etnográficas, na prática curatorial, em abordagens teórico-metodológicas aplicadas à arte-educação e no uso da cartografia colaborativa. Apresentado ao Confaeb.
GTArtes: a produção editorial para a formação de arte/educadores
O artigo apresenta reflexões a respeito da produção editorial para fundamentar o processo de formação de professores de Artes Visuais que, sem a devida graduação, atuam em escolas de diferentes regiões do país. Considerando que tal formação é desenvolvida por meio da educação a distância, são destacados os desafios enfrentados e alguns conceitos relevantes, tais como: a promoção da autonomia na aprendizagem; a atuação por meio da interação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem; a condição de pertencimento a um grupo de educadores/pesquisadores interessados em formar, pela educação estética, novos pesquisadores em arte representados, em suas escolas, por seus próprios estudantes.
Aonde acontece a iniciação científica?
Reflexões sobre o fomento à pesquisa
Licenciatura em Artes Visuais a distância - IdA/UnB
Este artigo apresenta os fundamentos do programa da Licenciatura em Artes Visuais, elaborado por um Grupo de Trabalho integrado por professores de cinco instituições de ensino superior, parceiras na formação inicial de professores em exercício no ensino fundamental e no ensino médio. Vinculado ao programa Pró-licenciatura, o curso visa graduar professores que atuam nas redes públicas, sem a devida formação superior. Artigo apresentado na ANPAP 2007.
Educação online: um caminho para a construção da autonomia?
A pesquisa aqui relatada teve por objetivo investigar, segundo a visão de alunos e tutores de um curso online, o processo de construção da autonomia na aprendizagem. A coleta de dados foi feita mediante observação de campo (virtual) e aplicação de questionários online para alunos e tutores. Os resultados permitiram concluir que a autonomia é um processo que: depende da determinação do sujeito, mas não se concretiza solitariamente; demanda responsabilidade, organização, disciplina, maturidade e compromisso; é favorecido pela mediação pedagógica. Elaborado por Adriana Conde Rocha e Lúcia Regina Goulart Vilarinho. Publicado em Revista da FE.
Metodologia de ensino da Arte a distância: a experiência do curso Arteduca
Este artigo apresenta os fundamentos do curso Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas e do programa da Licenciatura em Artes Visuais, elaborado por um Grupo de Trabalho integrado por professores de cinco instituições de ensino superior, parceiras na formação inicial de professores em exercício no ensino fundamental e no ensino médio. Vinculado ao programa Pró-licenciatura, o curso visa graduar professores que atuam nas redes públicas, sem a devida formação superior. Apresentado ao #8ART.
Cibereducação em Arte: uma proposta metodológica para a arte/educação no ciberespaço
Este artigo apresenta uma proposta de pesquisa sobre a cibereducação em arte que objetiva sistematizar uma abordagem teórico-metodológica para o ensino da arte a ser desenvolvida no ciberespaço. Os estudos estão sendo realizados considerando que na sociedade interconectada em rede, a arte/educação pode viabilizar aprendizagens, contribuindo para o desenvolvimento de propostas de investigação científica no contexto escolar, por meio do uso de tecnologias computacionais e comunicacionais, visando a formação de estudantes pesquisadores, produtores e consumidores de conhecimento. Apresentado no #9ART.
Redes sociais na Internet: possibilidades de aplicação na arte-educação a distância
O artigo versa sobre redes sociais na internet e propõe uma reflexão sobre sua constituição, funcionamento, espaço de representação e de interação, além de analisar algumas possibilidades de aplicação na arte-educação a distância. Apresentado no #7ART.
Arte-educação em rede: a proposta do curso Arteduca
Com base na avaliação de experiências vivenciadas em três edições do curso "Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas", oferecido pelo Grupo Arteduca, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, serão apresentadas reflexões a respeito do assunto. O curso visa formar educadores de diversas áreas do conhecimento para a proposição de projetos interdisciplinares cujo eixo estruturador assenta-se na arte e na cultura. Por meio deste artigo, pretende-se dar início ao processo de sistematização de uma proposta teórico-metodológica, que possa ser utilizada em formações de arte-educadores, oferecidas via rede, com o uso de ambientes colaborativos de aprendizagem. Apresentado no Insea e no #6ART.
A proposta metodológica do curso Arteduca
A proposta de elaborar este artigo veio no momento em que me encontro mergulhada na tarefa de organizar informações armazenadas ao longo dos últimos seis anos em que tem sido oferecido o curso Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas para fundamentar minha pesquisa de doutorado em Artes , desenvolvida com o objetivo de fundamentar a proposição de uma abordagem teórico-metodológica a ser aplicada ao ensino da arte no ciberespaço, considerando suas especificidades. Vou iniciá-lo contando, em rápidas palavras, o que é o Arteduca e como sua história começou. Em seguida, apresentarei os fundamentos da nossa proposta metodológica, detalhando como a Proposta Triangular tem sido utilizada e, por fim, serão inseridos alguns recortes de nossos fóruns, para que sejam compreendidas as estratégias de desenvolvimento das três ações previstas na Proposta Triangular.
A educação em arte em uma perspectiva pós-moderna
Este artigo apresenta reflexões acerca da educação em arte na pós-modernidade, fundamentadas na análise de abordagens teóricas sócio-interacionistas.
Agenda - Arteduca 2012
Agenda e caderno de resumos - Presencial 2012 - de 26/7 a 29/7 - Escola Parque 306 Sul - Brasília/DF
As quadrilhas juninas e suas transformações culturais
AS QUADRILHAS JUNINAS E SUAS TRANSFORMAÇÕES CULTURAIS NOS FESTIVAIS FOLCLÓRICOS NA CIDADE DE BOA VISTA-RORAIMA (2001-2011). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas, de autoria da Prof.ª MSc.Teresa Kátia Alves de Albuquerque, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Ivan Gil Braga
Métodos e Técnicas da Antropologia Cultural
Etnografia no contexto escolar.

Grupo Arteduca