Acções do Documento

Arteduca 2013/Especialização a distância - Encerrado

Foi encerrada a VII edição do curso Arteduca. As incrições para a próxima edição serão abertas no segundo semestre de 2016.

Informações sobre a edição em andamento

O curso é destinado à formação de professores e profissionais da educação, de qualquer área de conhecimento, para o planejamento e implementação de projetos de pesquisa relacionados com a arte e a cultura nas escolas de educação básica. 

Os estudos e as práticas são efetivados por meio da educação a distância, fundamentadas na auto-aprendizagem, em trabalhos colaborativos e na articulação dos estudos realizados no curso com a prática profissional dos próprios professores/estudantes matriculados e resultarão no planejamento e aplicação de tais projetos pesquisa no contexto escolar.

As atividades são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem do Grupo Arteduca, baseado na plataforma MOODLE.

 Características do curso

Características do Curso

  • A DISTÂNCIA - com uso do ambiente virtual de aprendizagem do Grupo Arteduca, baseado na plataforma MOODLE.
  • MODULAR - conforme programa apresentado
  • NÍVEL DE FORMAÇÃO - especialização
  • CERTIFICAÇÃO - emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).
  • PÚBLICO-ALVO - professores e profissionais graduados, de qualquer área de conhecimento, que atuem na educação básica ou superior.
  • Carga Horária: 660h
  • Término do curso: 31/07/2014

Investimento (valores referentes à edição encerrada)

  • Taxa de matrícula: R$ 60,00
    Mensalidades: 
    15 parcelas de R$ 373,98
  • Mensalidades em atraso terão atualização de 0,033% ao dia (1% ao mês).
  • Não haverá devolução de taxa de matrícula ou mensalidade sob nenhuma hipótese no decorrer do curso
  • Atenção: os valores para a próxima edição poderão sofrer alterações, conforme levantamento de demanda a ser realizado.

Critérios de seleção

Em primeiro lugar, como se trata de um curso de pós-graduação lato sensu, é preciso ser graduado, não importando a área de formação. 

Como nossos critérios de avaliação estão relacionados com as possibilidades de alcançar resultados positivos para a educação, buscamos contemplar a diversidade em relação à cultura e ao conhecimento, abrangendo diferentes áreas de formação e não restringindo o acesso aos professores de artes e buscando os melhores currículos e os mais experientes.

Buscamos representantes das diversidades culturais, regionais e sociais, de maneira a promover um intercâmbio positivo entre os participantes. Dessa forma, na etapa inicial de seleção, procuramos acolher todos os candidatos que o número de vagas permitir.

Nas cartas de intenções e nos currículos serão buscadas informações que demonstrem a possibilidade do candidato aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na promoção da melhoria da qualidade da educação nos contextos escolares, além da disposição para assumir o compromisso de aplicar o projeto no contexto escolar. Assim, mesmo que ele não atue diretamente em uma escola poderá desenvolver o projeto em parceria com colegas do curso, ou com outro(s) professor(es) das redes de ensino de sua cidade, mesmo que não sejam alunos do Arteduca.

Observação importante

  • Ao realizar a inscrição é necessário preencher o formulário observando as orientações de encaminhamento do currículo, que deve seguirOBRIGATÓRIAMENTE o modelo encaminhado no link disponível em Padrão de Curriculum Vitae. 

    É muito importante que esta orientação seja seguida, pois esse currículo será encaminhado para confirmação de matrícula, juntamente com toda a documentação que será solicitada posteriormente, caso a inscrição seja confirmada. Precisamos de um documento enxuto e que contenha as informações essenciais, para consulta rápida, caso necessário. Se desejarem, poderão inserir o link do currículo lates no modelo preenchido.

  • Para matricular-se, caso confirme inscrição, o aluno deverá encaminhar um termo de compromisso assinado, concordando com a exigência de aplicar o projeto de conclusão de curso em uma escola da rede de ensino de sua cidade.


Contato para mais informações

Telefone: 3107-1165 (horário de atendimento: de 13h30 às 17h)

e-mail: secretaria@arteduca.unb.br

Informações adicionais poderão ser obtidas no link Perguntas frequentes.

 

PROGRAMA

 

ETAPA 1 - ESTUDOS PRELIMINARES E PROCESSO SELETIVO - 75h

Módulo 1 - Fundamentos do Arteduca – 30h

Fundamentos do curso: programa, objetivos, metodologia, estratégias de desenvolvimento e formas de avaliação. A navegação e o uso dos recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem utilizado para oferta do curso, criado na plataforma Moodle. Temas abordados: navegação, interatividade e recursos do ambiente.

Módulo 2 - Fundamentos da aprendizagem a distância – 45h

Estudos das características pedagógicas e tecnológicas das formações on-line; análise das possibilidades e limitações dos ambientes virtuais de aprendizagem e da aprendizagem colaborativa em tais formações. Como aprender a aprender em Educação a Distância com autonomia. As teorias sócio-interacionistas; as abordagens teóricas que fundamentam o construcionismo proposto por Seymour Papert: Paulo Freire; Vigotsky, Piaget e John Dewey; a teoria autopoiética proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela.

Encerramento da etapa seletiva


ETAPA 2 - ESTUDOS ESPECÍFICOS - 360h

Módulo 3 – Arte, educação no Brasil e processo histórico – 15h

Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX; a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a influência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a “livre expressão” e a Educação Através da Arte e, a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.

Módulo 4 – Referências externas: as vanguardas européias e a Bauhaus - 30h

São abordadas as influências das vanguardas européias e da Bauhaus na educação em arte e na arquitetura no Brasil. Breve histórico sobre esta instituição de ensino alemã e sobre sua influência no ensino das escolas de arte, design e arquitetura no século 20. São abordados seus propósitos pedagógicos, os Cursos Preliminares (vorkurs) e algumas oficinas e o curso de Arquitetura.

Módulo 5: Construção de uma identidade nacional – 45h

Breve panorama do contexto cultural brasileiro que envolve o período que antecede a Semana de 22 até o surgimento dos grupos concreto e neoconcreto e seus reflexos no ensino da arte. São destacados alguns tópicos considerados relevantes, tais como: o Modernismo e a Semana de 22; Brasília e a proposta pedagógica da nova capital; o projeto de Lúcio Costa para o ensino do desenho; a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação e o projeto construtivo brasileiro, representado pelos movimentos concretistas e neoconcretistas.

Módulo 6 – A educação em arte no Brasil em uma perspectiva pós-moderna – 30h

Estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte; reflexões a respeito das políticas públicas para o uso das mídias na educação e da EAD no Brasil.

Módulo 7 – Abordagens interpretativas para o ensino da arte -   45h

Abordagens teórico-metodológicas aplicadas ao ensino da arte no contexto pós-moderno: a Abordagem Triangular, origens, pressupostos e ações; abordagens teóricas aplicadas à interpretação de obras.

Módulo 8 – Arte contemporânea na escola -   15h

Possibilidades metodológicas para o ensino da arte contemporânea no contexto escolar.

Módulo 9 – Festival Arteduca: a produção artística no ensino da arte a distância -   15h

Exercícios de produção artística com uso de recursos computacionais. Organização da mostra Festival Arteduca 2013/2014.

Módulo 10 – Arte e cultura popular – 30h

Identidade e diversidade cultural; "arte culta" versus "arte popular".

Módulo 11 – Arte, comunicação e tecnologia – 30h

Relação da arte e dos meios de comunicação: o rádio, os correios e a Internet na arte e na EAD em arte; a arte no pós-humano; redes sociais na Internet; o uso do software livre na arte. 

Módulo 12 – Tecnologias contemporâneas na escola – 45h

Análise dos programas governamentais relativos ao uso das tecnologias no contexto escolar; as mídias na escola; a EAD em arte no Brasil.

Módulo 13 – Práticas pedagógicas na escola – 60h

O ensino das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no contexto escolar: reflexões sobre a prática pedagógica das linguagens artísticas. 

Encerramento da etapa de estudos específicos

 

ETAPA 3 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - 225h

Módulo 14 - Projeto de Aprendizagem na Escola – 90h

Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em projetos de aprendizagem. Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projetos de investigação científica nos contextos escolares. Elementos do projeto de pesquisa. Estudos individuais e colaborativos para elaboração de projetos de ensino e aprendizagem. Possibilidades de aplicação no contexto escolar.

Módulo 15 – Trabalho de Conclusão de Curso – 90h

Monografia, envolvendo o planejamento e a aplicação do projeto de pesquisa na escola.

 

ETAPA PRESENCIAL: SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO 

Módulo 16 – Seminário de Conclusão do Curso – 45h
Encontro presencial, com duração de quatro dias, a ser realizado em Brasília - entre os dias 16/07/2014 a 20/7/2014 - a participação de todos é obrigatória em todos os dias do evento.

Seminário de encerramento, apresentação dos projetos finais e avaliações do curso.


Grupo Arteduca