Acções do Documento

Perguntas Freqüentes

Sobre o sistema de tutoria e de estudos referentes aos módulos dos cursos

Cada tutor orienta os estudos de 25 alunos, no máximo. Para que os tutores possam trabalhar conforme a metodologia colaborativa aplicada ao curso, são reunidas duas turmas de até 25 alunos em cada Sala de Aula Virtual, de forma que sejam acompanhados por dois tutores que trabalharão em parceria na proposição de atividades e na mediação da aprendizagem dos participantes. Dessa forma, cada sala poderá acolher até 50 alunos e uma dupla de tutores, que estão preparados para orientar todo o trabalho a ser realizado durante o curso. Caso seja necessário esses mediadores poderão solicitar a participação dos professores autores dos módulos e da coordenação para fundamentar estudos e debates.

Sobre a participação dos professores autores.

Dependendo do curso, os autores dos módulos poderão participar de fóruns de debates no ambiente virtual, orientando o processo de elaboração das atividades e respondendo perguntas dos estudantes a respeito dos assuntos tratados nos textos de sua autoria.

Sobre o processo de seleção para a especialização do Arteduca

A seleção para o Arteduca é feita em duas etapas. Na primeira são analisados os formulários e currículos preenchidos pelos candidatos, para verificar se os mesmos atendem aos requisitos básicos para cursar uma pós-graduação e se têm condições de realizar as atividades previstas, aplicando o projeto desenvolvido ao longo do curso em propostas relevantes para a educação escolar. São analisados, de forma especial, o currículo apresentado (inclusive o mini currículo) e a carta de intenções constantes do formulário de inscrição. Nessa carta o candidato deverá expressar os motivos que o levaram a se interessar pela proposta do Grupo Arteduca e de que forma pretende aplicar os conhecimentos adquiridos em sua prática pedagógica.

A segunda etapa de seleção é feita por meio da avaliação da participação dos estudantes na etapa preliminar do curso, quando se verifica se esses candidatos têm condições de prosseguir estudos com base na metodologia aplicada à educação em rede (on-line).

Sobre os critérios de avaliação para ingresso na especialização - curso Arteduca - na etapa preliminar

Em primeiro lugar, como se trata de um curso de pós-graduação lato sensu, é preciso que o candidato seja graduado, não importando a área de formação. 

Como nossos critérios de avaliação estão relacionados com as possibilidades de alcançar resultados positivos para a educação, buscamos contemplar a diversidade em relação à cultura e ao conhecimento, abrangendo diferentes áreas de formação e não restringindo o acesso aos professores de artes e buscando os melhores currículos e os mais experientes.

Buscamos representantes das diversidades culturais, regionais e sociais, de maneira a promover um intercâmbio positivo entre os participantes. Dessa forma, na etapa inicial de seleção, procuramos acolher todos os candidatos que o número de vagas permitir.

Nas cartas de intenções e nos currículos serão buscadas informações que demonstrem a possibilidade do candidato aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso na promoção da melhoria da qualidade da educação nos contextos escolares, além da disposição para assumir o compromisso de aplicar o projeto no contexto escolar. Assim, mesmo que ele não atue diretamente em uma escola poderá desenvolver o projeto em parceria com colegas do curso, ou com outro(s) professor(es) das redes de ensino de sua cidade, mesmo que não sejam alunos do Arteduca.

Critérios para ingresso na etapa de estudos específicos da especialização

É preciso que, ao final da primeira etapa do curso, o participante consiga utilizar, com sucesso, dos recursos disponibilizados pelo sistema moodle; que saiba como lidar com as exigências da educação a distância, em relação à autonomia da aprendizagem, à disciplina e organização que se fazem necessárias; que seja capaz de redigir e interpretar os textos teóricos publicados ao longo do curso e de participar das atividades colaborativas propostas ao longo do curso, relacionando-se com os colegas de maneira a contribuir para o sucesso das atividades e projetos desenvolvidos. É muito importante esclarecer que é nosso objetivo construir, juntamente com os professores/alunos, ao longo da primeira etapa, as melhores condições para que todos consigam alcançar pleno êxito na construção desses requisitos mínimos necessários ao ingresso no curso de especialização. Estaremos todos juntos nessa proposta de aprendizagem.

Sobre a matrícula na especialização antes da conclusão da graduação

O Arteduca é uma pós-graduação, dessa forma, é necessário que o candidato seja graduado. Não é possível matricular-se antes de finalizar a graduação. Os candidatos recém graduados poderão matricular-se apresentando uma declaração de que é formando, emitida pela instituição na qual se graduou e deverão se comprometer a encaminhar, posteriormente, seus diplomas de graduação.

Sobre a realização de encontros presenciais

É exigência do MEC, no caso de cursos de pós-graduação a distância, a realização de provas em encontros presenciais. Dessa forma, está prevista a realização de um único encontro presencial, em Brasília, para apresentação do projeto de conclusão do curso e todos os alunos do curso deverão participar. É importante estar ciente disso, ao ingressar no curso. A participação nesse encontro é obrigatória. O candidato deverá assinar um documento informando que está ciente dessa exigência e que comparecerá ao seminário final. Todos deverão se informar a respeito do assunto no ato de matrícula, para evitar problemas ao final do curso.

Sobre a aplicação do projeto elaborado na especialização na escola

Todos os alunos do curso participarão do trabalho de elaboração de um projeto que deverá ser aplicado em uma escola. Caso ele não esteja atuando em uma escola, deverá buscar parcerias com professores de sua região. Ao se matricular no curso o aluno assumirá esse compromisso de aplicação, por meio da assinatura de um termo de compromisso.

Sobre a oferta de bolsas de estudos

Os cursos de pós-graduação lato sensu devem ser auto-sustentáveis. Tendo em vista que não contamos com nenhum patrocínio para a oferta do Arteduca, os custos devem ser cobertos pelas mensalidades pagas pelos alunos. Dessa forma, infelizmente, não será possível oferecer bolsas de estudos. 

Existe um modelo de currículo e de carta de intenções?

Não existem modelos. Os candidatos poderão elaborar seus currículos e carta de intenções de maneira a transmitir as informações que considerarem relevantes para nosso conhecimento. Na carta de intenções deverão ser expostos os motivos do interesse pelo Arteduca e apresentadas algumas idéias para a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso na prática profissional dos candidatos.

Existem horários determinados para a realização de aulas virtuais ou de encontros on-line?

Não. As atividades são desenvolvidas em um ambiente virtual de aprendizagem, por meio de comunicações em fóruns de discussão ou via e-mail. Nesses fóruns de debates as mensagens postadas são lidas e respondidas pelos participantes no momento em que acessarem o ambiente, durante o período em que o debate se mantiver ativo. Os prazos para realização desses debates são estabelecidos pelos tutores, de acordo com o cronograma do curso. Poderão ser agendados chats por esses tutores das turmas, em horários serão definidos de acordo com a conveniência dos grupos e em conformidade com o planejamento do curso.

Sobre a validade do certificado para o exercício da docência

Nosso curso é reconhecido pelo MEC como uma especialização. As especializações são consideradas como formação continuada e poderão ser utilizadas para progressão na carreira sem, entretanto, substituir as licenciaturas. Essa afirmativa encontra fundamento no Art. 62 da Lei 9.394/96 - LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que diz: "A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal." Dessa forma o curso é reconhecido pelo MEC e o certificado servirá para a progressão na carreira docente, mas não habilitará aqueles que não se graduaram em uma licenciatura para o exercício da docência em artes na educação básica.

Sobre a oferta de vagas

Serão oferecidas 150 vagas para o curso.

Sobre material didático

Todos os módulos do curso serão disponibilizados pela rede, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Não são cobradas taxas adicionais para aquisição de material didático.


Grupo Arteduca